THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

Thursday, February 08, 2007

Vingança? Não... A auto-defesa de Gaia

Essa é a estátua da deusa Gaia, a deusa da Terra.


Foi com uma certa satisfação que li as previsões do relatório feito pela ONU sobre as condições climáticas da Terra. Não porque dissesse coisas boas, mas exatamente pelo contrário: o relatório foi incisivo em relação ao futuro do planeta e a perspectiva é a pior possível.Até 2100, a temperatura global vai aumentar 4ºC; haverá fortes ondas de calor, as inundações serão cada vez mais freqüentes, uma infinidade de ciclones tropicais, tufões e furacões aparecerá de forma intensa. A água potável diminuirá, claro, e o mar, com a elevação de suas águas, vai provocar o desaparecimento de e superfícies férteis.
Surgirão os chamados “refugiados do clima”. Ou se preferirem “seres-humanos-com-o-rabo-entre-as-pernas”, perambulando de um lado para outro, culpando Deus, o Diabo, a Natureza e qualquer bode expiatório pelas desgraças que chegarão. Mea culpa? Nem pensar. O ser humano é o animal mais covarde, mais inconseqüente, mais burro, mais cruel do planeta como conhecemos hoje. E só porque o planeta está mudando, não creio realmente que acontecerá o mesmo com o homem. Ainda bem...
Ainda bem porque simplesmente a humanidade já acabou faz tempo. E para evitar que o mesmo aconteça com esse planeta, é preciso varrer o Homem de sua superfície. Pena que alguns animais, plantas, paisagens irão junto. Mas de coração, creio que a Terra se recriará com força e criatividade. E espero eu, sem nenhum resquício desse átomo pretensioso, egoísta e vil chamado ser humano.
Não, não vejam em mim uma pessoa amarga ou descrente. Sou o contrário disso. Por isso mesmo, não agüento mais. Não agüento mais tanta estupidez, tanta crueldade, tanta falta de solidariedade. Ah, estou sendo radical? OK. Mas não posso dizer menos que isso depois de saber que ontem, 08/02/2007, um menino de seis anos foi arrastado por um carro por sete longos quilômetros (quatro bairros), preso ao cinto de segurança do Corsa prata que foi roubado de sua mãe. Século XXI, Rio de Janeiro. Podia ter sido na Idade Média, se já tivessem inventado o automóvel.
Não, errada não sou eu por torcer para “Gaia” varrer a humanidade. Errado é quem afirma que o planeta fará isso por vingança. Mentira! Sentimento de vingança é coisa típica dos humanos. Gaia não está se vingando; é auto-defesa. Pura e simples.

P.S.: Gaia é deusa da Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos. Viva Gaia!

1 comments:

Ariany Moreira said...

Suas palavras fora perfeitas! Apesar de fazer um tempo, esse tópico é mais que atual. Parabéns!