THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

Monday, September 24, 2007

Tá explicado...

Começou na merda...

Chuva e engarrafamento, dois ingredientes certos para fermentar um bolo de tédio quando estou no ônibus. Como hoje consegui viajar sentada – o que equivale praticamente a ganhar na Mega-Sena ou ver um político corrupto ir preso neste país – optei por ler um pouco. E vim lendo uma daquelas publicações que são mistura de catálogo/revista da Livraria Saraiva. Em uma das seções, Marcelo Duarte, autor da série “O Guia dos Curiosos”, discorre sobre algumas curiosidades históricas a respeito da Independência do Brasil e do quadro “Independência ou Morte!”, do pintor Pedro Américo (foto). Entre outras coisas, Duarte falou que:

1 – D. Pedro I tinha encontrado com Domitila de Castro, sua amante, antes de declarar a Independência;

2 – Ao contrário do quadro, ele e sua comitiva (pequena e discreta, já que era destinada apenas a acompanhá-lo em sua pulada de muro) viajavam no lombo de mulas porque estas eram mais resistentes que o cavalos;

3 – O grito libertador não foi às margens do Ipiranga e sim numa colina perto do rio. O motivo? D. Pedro tinha subido lá para se aliviar de um “mal-estar intestinal”.

Fez-se a luz. Se algo tão importante como a Independência começou na putaria, com lentidão muar e na base da merda feita pelo seu governante, alguém esperava mesmo que o Brasil fosse diferente?

0 comments: