THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

Tuesday, April 03, 2007

Tipos Típicos 01: O “Milirritante” Político

Você conhece alguém assim... Ou então, ainda vai conhecer (não é ameaça, é fato...).

Inauguro a série “Tipos Típicos”, onde pretendo descrever alguns “bichinhos” comuns da grande fauna humana.
O primeiro espécime é o “Milirritante” Político. Os “milirritantes” costumam aparecer em bandos somente de dois em dois anos, quando se encontram em mesas de bar, grêmios estudantis ou comícios na época das eleições. Assistem aos telejornais fazendo comentários do tipo variações do mesmo tema: “Agora estão tramando isso!” ou “Governo sem-vergonha!!!!!! Sabia que estavam armando alguma coisa... Bem feito!!!!!!! Quem mandou votarem nele”. Destaque forçado para as exclamações... Se for o Jornal Nacional então, a exaltação provavelmente será maior; hoje em dia, o telejornal número um da Globo consegue desagradar “milirritantes” de todos os tipos: direita, centro ou esquerda. Talvez porque para eles, tudo é motivo para denotar conspiração. São desconfiados e “astutos”, portanto. Sherlock Holmes perde fácil na hora de desvendar tantas tramas rocambolescas na política.

O “milirritante” tem também um super-poder: a visão além do alcance. Enxergam sempre mais – e principalmente, melhor – do que todos os outros seres humanos (exceto claro, os “milirritantes” da mesma tribo). É comum ouvir frases como “o povo não enxerga” ou “isso é claro como água”. Só não enxergam mesmo é como é chato para os seres humanos comuns ficar ouvindo essa ladainha, mas tudo bem...

Quando não está em bando, o “milirritante” tem formas de ataque previsíveis: preferem as filas de banco, os ônibus, alguns bancos de praça, esquinas (botecos, padarias e bancas de jornais) e claro, a Internet. Nos intervalos entre uma eleição e outra, os emails podem até diminuir a freqüência, mas hora ou outra pintam, principalmente para falar do presidente. Se este for do mesmo tipo, virão PPTs intermináveis ou tratados idem para entupir sua caixa de entrada. Se for do tipo do partido adversário, a tendência é que você receba cantilenas dignas de terrorista, desfiando linhas de um pensamento conspiratório cristalino (para eles, diga-se de passagem) a respeito das atitudes do governo atual. E seja qual for sua posição política, tudo que você vai querer é uma revolução... na qual a reivindicação principal seja simplesmente o direito de não receber emails desse tipo! Para os “milirritantes” reais, nada como um bom fone de ouvido; para os virtuais, nada como um “bloquear remetente” ou simplesmente o redentor botão “Delete”.

Se dois “milirritantes” de tipos diferentes se encontrarem, saia de perto. Pode sobrar para você. Vale lembrar que “milirritantes” não gostam de ser contrariados; então, se conseguir ficar perto deles mais de 30 segundos, melhor não dar papo, argumentar. Há neles uma capacidade inesgotável de encherem a paciência alheia.

0 comments: